quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Importância das Pessoas nas Organizações

 



As organizações não funcionam sozinhas,não têm sucesso. As pessoas fazem com que as organizações funcionem. As pessoas são o SUCESSO. 
No mundo globalizado se fala muito no fator competitivo, que envolve inovações tecnológicas,os desenvolvimentos de projetos e  as estratégias de gerenciamento,que podem facilitar  o crescimento de qualquer organização, mas não farão diferenças  se não houver um aspecto mais que essencial,o desenvolvimento de pessoas.




O desenvolvimento de pessoas,é um conjunto de fatores que visam explorar a capacidade de aprendizagem e produtividade das pessoas com o objetivo de mudanças,tanto comportamentais como operacionais.
O treinamento é um dos fatores essenciais desse conjunto,pois seu foco está no aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos,gerando aumento na produtividade e um bom clima organizacional.Segundo Boog* (2001, p. 78) ''o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional'',ou seja,preparar o potencial humano para inovações tecnológicas e as mudanças frequentes no mundo dos negócios.



O treinamento desperta várias perguntas, como: ''  Por que? , Em que ? Quem ? E como e quando treinar ?''Para realizá-lo,há diversos processos,como a elaboração,ou seja, primeiro deve-se detectar o diagnóstico e criar o treinamento que irá atender todas as necessidades, após há a programação do treinamento e a aplicação e sua execução e assim a avaliação do treinamento.
É muito importante que os líderes e gestores proporcionem o feedback,pois com ele pode-se concluir até que ponto o treinamento ofereceu modificações. 

Aplicar o desenvolvimento de pessoas,nas organizações ou até mesmo em uma determinada equipe,oferece grandes resultados,principalmente na qualidade dos serviços e ambientes da organização.

Que tal nosso líderes, gestores,chefes,buscarem um conhecimento mais profundo desse aspecto?Com certeza teremos colaboradores mais satisfeitos e grandes lucros nos negócios.


*Gustavo Boog - Engenheiro de Produção (Politécnica/ USP) e Mestre em Administração de Empresas (EAESP/ FGV). Diretor e Fundador da Boog & Associados. É consultor e terapeuta organizacional, conduz palestras e workshops em temas motivacionais e gerenciais no Brasil e exterior, bem como projetos de competência organizacional, gerencial e individual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário